Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lenda das Sete Caldeiras

Reza a lenda que o filho do agricultor, o João, tinha todos os dias de ir buscar água para a casa de seu pai visto próximo da mesma não existir qualquer nascente.
O João, como todos os jovens rapazes da sua idade passava a vida a brincar e sonhar, simples e de coração puro, acreditava num mundo melhor e todas as pessoas que o conheciam diziam que ele era de coração simples, puro e bom e que um dia ser realizar grandes feitos.
Um desses dias em que o João ia nos seus afazeres pelo caminho fora carregado com duas bilhas de água que tinha ido buscar a uma nascente longe de sua casa para ser usada em casa do seu pai, ia como sempre no mundo da lua, a sonhar acordado. Pelo caminho encontrou uma poça de água proveniente das chuvas e parou para descansar e brincar um pouco. Falando consigo mesmo disse em voz alta: - Dizem as pessoas que noutros locais há lindas lagoas e caldeiras, na minha ilha não há, mas não faz mal, eu vou-as fazer.
Esquecendo-se do trabalho que já tinha tido ao ir buscar água tão longe de casa pegou numa das bilhas de barro que trazia cheia de agia e despejou-a no chão. Para seu espanto e com a mesma facilidade com que derramara a água e sonhara em construir lagoas viu crescer aos seus pés um grande lago que se alojou no fundo de uma caldeira.
Felicíssimo com o acontecimento o João desatou aos pulos de alegria e pensou de si para si: “daqui para a frente sempre que encontrar poças de água, vou fazer o mesmo!”
Dito e feito, encontrou logo á sua esquerda, poucos metros mais á frente outra poça de água e não perdendo tempo, com confiança no que fazia, vazou outra bilha de água e ficou a ver a água a espraiar-se e a dar origem a uma lagoa, desta vez, muito, muito funda.
Cheio de contentamento e esquecendo-se do trabalho que lhe dava ir buscar água tão longe e visto que já tinha despejado a que tinha ido buscar para a casa do pai, voltou á nascente com o intuito de ir buscar mais.
Mal regressava com as bilhas cheias começou novamente e sonhar e encaminhado pelos seus sonhos de criança foi deambulando pela ilha encontrando pelo caminho sete poças onde despejou as suas bilhas dando assim origem a sete belas lagoas.
Reza a lenda que foi assim se formaram a Lagoa Funda (Cedros) das Lajes, onde poderia flutuar um grande transatlântico. E varias outras menos fundas, como a Caldeira Rasa, cujas margens são muito lodosas e tidas como perigosas. Das brincadeiras do João nasceram ainda a Lago Branca, a Lagoa Seca, a Lagoa Comprida, a Lagoa Funda e a Lagoa da Lomba. Todas lagoas diferentes, cheias de encantos e de águas límpidas e puras como os pensamentos do João que as crio.

Sem comentários:

Enviar um comentário